Família
Fabricantes de Gaitas -de-Fole
Bagpipes Makers
Brasil - Brazil


O que é e como funciona a Gaita-de-Fole ?
por Robles G. Luques - Copyright © - reprodução, total ou parcial, proibida sem prévia autorização


veja também as páginas

A Gaita-de-Fole é um instrumento de sopro indireto e de som contínuo.

Possui um reservatório de ar que, por analogia, serve de um terceiro pulmão do gaiteiro.

Este reservatório de ar é conhecido como odre ou, até mesmo como fole.
No entanto, existem gaitas que são equipadas de um insuflador mecânico: um fole de atiçar fogo em brasa.
Neste caso, o ar entra pelo odre através deste insuflador, ao invés de ser soprado pela boca do gaiteiro através do soprete.
Exemplos de Gaitas-de-Fole com insufladores mecânicos são a Chabrette e a Bechonnet francesa; a Uilleann irlandesa, a Boëmischer Bock tcheca, a Gajdy da Eslováquia, a Duda Ucraniana e outras (clique aqui para ver gravuras).

O ar que entra no odre aciona as palhetas que estão acopladas à flauta melódica (ponteiro) e, em algumas gaitas, as que estão nos roncos, que também são conhecidos como bordões.
Estes roncos são tubos que, geralmente, não são tocados pelas mãos do gaiteiro. Apenas servem de acompanhamento, produzindo uma nota contínua. Geralmente tais tubos ficam apoiados em um dos ombros do músico.

No entanto, existem gaitas onde tais tubos são paralelos ao ponteiro, como é o caso da cornemuse du centre, bourbon, chevrette e cabrette francesas e de algumas gaitas italianas.

Há também gaitas muito antigas, como a Zukra da Tunísia, a Surle Grega, a Tulum Turca ou o Zaqq Maltês que são equipadas de dois ponteiros paralelos onde, combinando-se a posição dos dedos, produz-se o que seria o som de um ronco.

Há também aquelas onde os roncos ficam apoiados no antebraço do gaiteiro, como é o caso da säckpipa sueca que, inclusive, possui um ou dois furos onde podem ser feitos alguns arranjos que servem de "adorno" à música que é tocada através do ponteiro. Outro exemplo de Gaita-de-Fole que também possui um bordão que fica apoiado no antebraço do gaiteiro é a Chevrette Francesa e alguns modelos de gaitas galegas tocadas em Portugal e Espanha,
que podem ter até dois pequenos roncos (ronquillho e ronqueta), sendo também equipadas de um roncão maior que é apoiado no ombro do gaiteiro.

veja também as páginas

VISITE TAMBÉM A PÁGINA "GALERIA" (clique aqui) E VEJA OUTRAS GAITAS-DE-FOLE

Home - Venda de Gaitas
www.gaitadefole.com - Copyright © - All rights reserved
Direitos Autorais reservados não podendo ser reproduzida parte alguma sem prévia autorização