Família
Artesãos que fazem Gaitas -de-Fole
Bagpipes Makers
Brasil - Brazil


Quem somos

Somos uma empresa que começou com um sonho.

Foi a primeira empresa aberta, em solo brasileiro, com o intuito de dedicar-se à construção de Gaitas-de-Fole.

Robles Luques é natural da cidade de São Paulo - S.P.- Brasil.


É profissional da área de artes e publicidade desde 1990.
Tocou gaita-de-fole galega, entre 2003 e 2004, na Sociedade Hispano Brasileira - S.P.
Desenhista Mecânico e Desenhisa Pubilicitário.
Estudou música na Escola Concert Hall - S.P.


Descendente de espanhóis, é apaixonado pela música da Península Ibérica mas não se prende somente à este estilo: é amante da música dos 5 continentes.

Interessou-se por Gaitas-de-Fole e outros instrumentos musicais medievais ainda criança. Alguns destes instrumentos construiu sozinho dada a dificuldade de se encontrar pessoas que os construíssem no Brasil.

Como possuía conhecimentos de anatomia humana, por analogia, tirava as medidas externas do instrumento levando em conta o tamanho das mãos do músico, proporcionalmente.
Obtinha-se, então, as medidas externas "aproximadas" mas não definitivas. Restava-se, então, as medidas internas e outros detalhes.

Fez várias experiências usando inúmeros materiais e, depois de muitas tentativas, conseguiu construir, sozinho, sua primeira Gaita-de-Fole, em 2001. Para isso, realizou, exaustivamente, pesquisas por volta de 4 anos.


Luques, no início, construindo uma bancada
para um torno caseiro, feito por ele mesmo.

Luques sabe que há sempre espaço para desenvolver-se visto que os luthiers mais experientes da Europa- que fazem gaitas-de-fole há 30, 40 anos ou mais- ainda realizam pesquisas para aperfeiçoar o instrumento.

Por isso, humildemente, Luques continua realizando pesquisas no intuito de aperfeiçoar-se, cada vez mais, na arte da luthieria. Acredita que com isso estará contribuindo, mesmo que de forma diminuta, com o renascimento da cultura gaiteira que provavelmente existiu no Brasil séculos atrás.

Construiu alguns modelos de Gaitas-de-Fole oriundas de diferentes países, como a Escandinávia, Alemanha, França, Bulgária, entre outros.

Desde 2008 junto com sua família, Rosângela Costa Luques e Márcia Luques, dedica-se, em tempo integral, à construção e divulgação de Gaitas-de-Fole oriundas de Portugal e Espanha, que são as mais próximas de nossa cultura ibero-brasileira mas, também, à construção de gaitas-de-fole de outros países como Alemanha (gaitas medievais) e da Escócia (Great Highland Bagpipe-GHB Escocesa).

As pesquisas continuam e continuarão e outras gaitas são e serão feitas.

Seus instrumentos musicais já cruzaram o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico e Índico e já são tocados por mãos de gente importante.



www.gaitadefole.com - Copyright © - All rights reserved
Direitos Autorais reservados não podendo ser reproduzida parte alguma sem prévia autorização